"Como é que os regimes opressivos mantêm seu controle? Pesquisa, cuidadosa e inovadora, reconstrói em grande parte o mundo dos próprios censores, [mas] a parte mais original do seu estudo é a análise da colaboração de jornalistas com o regime. Uma história até agora obscura, [um] livro que muda a nossa compreensão de um período sombrio" [Michael Hall/Unicamp] - 5° Lugar em Ciências Humanas/Prêmio Jabuti - 2004.
segunda-feira, 27 de novembro de 2023
Postagem do jornalista Emiliano Reis
sexta-feira, 24 de novembro de 2023
Prudente de Moraes, Neto
No prédio da Associação Brasileira de Imprensa, à Rua Araújo Porto Alegre, 71, existe um auditório que foi palco de inúmeros momentos históricos. Localizado no 9º and, há uma placa à esquerda de quem sai dos elevadores. Nela há uma homenagem a Prudente de Moraes, Neto.
Sobre ele, escrevi no “Cães de guarda”: ao longo da história brasileira, a censura foi exercida por intelectuais como Machado de Assis, Vinícius de Morais e Prudente de Moraes Neto.
Das alegrias
Hoje vim participar pela 2ª vez, do Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação que está na 29° edição. Fui lá falar do Cães de guarda e a querida Cláudia Santiago me apresenta essa linda homenagem do Vito Giannotti ao ler meu livro. Foi impossível não me emocionar.!